O teste do pézinho é um exame fundamental e de extrema importância. Assim que o bebê nasce é de interesse da mãe querer saber se está tudo certo com ele(a) , por isso nas maternidades são feitos os testes quando os bebês completam 48 horas de vida.

Este teste é um exame laboratorial e de procedimento simples que tem como objetivo detectar doenças genéticas, metabólicas e infeciosas precocemente que poderiam causar lesões no seu bebê, como um retardo mental. Esse exame é feito através de um furinho no calcanhar, onde é rico em vasos sanguineos.

Além do teste do pézinho há também um exame ampliado e básico que são os testes da orelhinha e do reflexo vermelho nos olhos do bebê, embora esses procedimentos tenham sido recomendado e obrigatórios nas maternidades.

Então papai e mamãe, para a maior segurança do seu filho(a), verifique se foram feitos esses testes com seu bebê, se não, solicite esses exames abaixo:

Teste da Orelhinha – Detecta se o bebê possui a audição perfeita, problemas que facilitam a reabilitação e a aquisição da fala. Esse teste não é obrigatório, mas por precaução solicite-o na maternidade .

Teste do Pézinho Ampliado – Detecta no bebê mais de 30 doenças, que podem variar muito. Converse com um pediatra e veja quais são essas doenças e outras que são detectadas através do teste básico.

Teste do Pézinho Básico – Detecta se o bebê tem algum tipo doença ou mesmo um distúrbio. Com esse teste o bebê se livra de qualquer lesão ou doença como THS ou T4, PKU, IRT e Eletroforese de Hemoglobina. Este sim é um teste obrigatório em todo recem-nascido.

Reflexo Vermelho – Detectada qualquer problema como a presença de catarata e tumores. É feito através de um parelho que emite uma luz vermelha no olho do bebê para saber se está tudo bem.

Como você pode ver, existem poucos testes, mas todos eles são fundamentais para mapear a saúde do bebê por completo, e se algo for identificado, seu médico saberá como agir rapidamente, visto que quanto mais cedo uma doença é encontrada, mais fácil será eliminá-la.

Gostou das dicas? Comente!