O sobretudo é uma peça muito usada na Europa e nos Estados Unidos, e por aparecer geralmente em produções mais chiques, muitas brasileiras ainda acham que esse tipo de casaco é muito formal e não sabem como usar.
Claro que ele traz charme e elegância, mas isso não significa que o sobretudo não possa ser usado de uma forma descontraída e casual da moda, e que a grande dica está em como combinar: abusar dos saltos altos, botas de cano alto a noite e deixar as sapatilhas e oxfordspara sair pela manhã.
Você pode usar tanto como casaco quanto como vestidos fechados. O ideal é dar espaço no guarda-roupa para os mais acinturados se quiser usar como vestido, mas não esqueça de colocar um shorts por baixo para deixar a produção nada vulgar. Uma blusa sequinha também cai muito bem e diminui aquele efeito de decote profundo, afinal sair apenas com o sobretudo já chama muita atenção para as pernas.
Shorts, saias e vestidos também podem ser usados debaixo do sobretudo. Saia evasê (em formato de A) caem super bem com esse estilo de casaco. Leggings e calças jeans também estão liberadas, e calças de alfaiataria garantem um look mais chique e formal.
Acessórios também não são o foco aqui, evite exageros e use apenas um lenço ou um colar e um par de brincos de forma discreta para não carregar demais o visual.
Vale lembrar que as mulheres baixas devem usar sobretudos acima do joelho para não achatar ainda mais a silhueta. Já as mais altas podem comprar a peça de qualquer comprimento.
Os tecidos também fazem toda a diferença: se o seu estilo é mais pesado e rock ‘n roll, invista em um sobretudo de couro. Para o dia, utilize o colorido e feitos de lã, e à noite, os pretos, marrons, camelo e off white são clássicos e peça-chave…