Fios grossos, difíceis de domar, ressecados e com muito volume, essas são algumas características dos cabelos cacheados. Quem é dona de madeixas cheias de cachinhos sabe que para deixá-los bonitos, hidratados e com um aspecto natural, não se pode descuidar da manutenção.

Por isso, separamos algumas dica de como cuidar desse tipo de fio:

– Um bom corte é essencial para manter o cabelo cacheado bonito. Você pode apostar em um corte para cabelos cacheados mais moderno e seguir as tendências de moda, não importa se os fios são longos ou mais curtos.

– Mas para isso, escolha um modelo que respeite o formato do seu rosto e principalmente, do caimento do cabelo. Nos cabelos cacheados finos e volumosos, a solução é adotar o corte repicado nas laterais para distribuir o volume por toda a cabeça. Já para cabelos cacheados de fios grossos, o melhor corte é o do tipo inteiro repicado com fios desiguais, que dá mais movimento e leveza.

– Os xampus, condicionadores e hidratantes especiais para cabelo cacheado possuem ingredientes que ajudam a manter os fios domados, macios e com movimento. Entre eles, estão manteiga de karité e óleo de abacate. Se o problema for o volume dos fios, não dispense o uso de um creme leave-in. Aplique o produto nas madeixas ainda úmidas para dar formas perfeitas aos cachos.

– A hidratação noturna sem enxágue é recomendada especialmente para quem tem cabelos secos ou quimicamente tratados. O produto é formulado para tratar os fios enquanto você dorme, por isso não é preciso se preocupar em acordar com a cabeleira com aspecto engordurado, muito menos com o travesseiro todo manchado.

– Invista em uma hidratação bem feita para manter as madeixas sempre saudáveis e com brilho. O ideal é fazer hidratação nos cabelos cacheados a cada 15 dias ou uma vez por semana caso os fios estejam muito danificados. Prefira máscaras de hidratação que tenham lanolina, manteiga de karité, queratina ou pantenol na fórmula.

– Você pode fazer uma hidratação caseira para cabelos cacheados com os cremes específicos comprados na loja de cosméticos ou preparar sua própria máscara caseira.

– Para combater o problema de frizz nos cabelos cacheados, evite pentear os fios quando estiverem secos. É preferível desembaraçar as madeixas sempre com um pente de madeira, em seguida aplicar um reparador de pontas de silicone no sentido da raiz ao comprimento do cabelo e amassar os fios com as mãos.

E agora, viva feliz com seus cachos…