Roupas em tons pastel me lembram os doces de nossa infância. Essas delícias que até hoje adoramos. Depois de uma temporada das cores saturadas, do color block, muitos desfiles da próxima estação mostraram que as cores da moda serão as delicadas. Amarelo-claro, rosa-bebê, azul-celeste.

O verão para eles será mais suave, e também para nós. Muitas marcas brasileiras perceberam essa tendência e já estão vendendo peças com essa cartela de cores. Então, para usar tons pastel, você pode misturá-los de 3 formas:

– Color block de tons pastel: uma cor suave + outra cor suave.
– Look monocromático: cor suave + a mesma cor.
– Alto contraste: cor suave + cor destacada (ou saturada).

Na primeira, você pode compor roupas que não precisam ser necessariamente da mesma cor, mas sempre clarinhas. Aí você une o rosa com azul, bege com azul, verde com rosa e fica num clima bem romântico, um color block, mas de tom pastel. Os acessórios marrons ou nude são a melhor pedida.

Você pode fazer também um look bem monocromático, todo rosa ou todo azul. A vantagem é que ele deixa a sua silhueta mais longilínea, bastante indicado para as mais baixinhas. Já a terceira opção é usar com alguma outra cor destacada na sua roupa, que pode ser uma peça de cor mais saturada, mais estampada ou pode ser escura, como o preto ou chumbo. Fazer esse contraponto fica bem bonito com acessórios mais pesados, como um cinto de tachas e sapatos mais pesados.

E, claro, se você quiser usar com cores básicas, como o branco, está liberado. As cores pastel dão aquela suavisada na roupa, mas muita gente não gosta porque pode ficar muito sem graça. A dica é sempre escolher uma cor que não te apague e complementar com acessórios, coloridos ou neutros, que dão um up na roupa. Não tenham medo de tentar. A moda está aí para que possamos adaptar ao nosso estilo e jeito de usar.

Então, se faz a sua cabeça, use sem medo de ser feliz…