Como Mudar a Sensação de Tamanho de um Espaço Apenas com as Cores?

A escolha da cor para a pintura da casa é mais importante do que se imagina. Com as cores, podemos transformar a percepção do tamanho dos ambientes e graduar sua luminosidade.

Existem dois grupos gerais de cores: As frias e as quentes.

As quentes são basicamente os amarelos e os vermelhos, com todas as suas variações, e as frias são formadas pelos tons de azuis e verdes.

Uma boa dica para montar ambientes equilibrados é optar por mesclar várias nuances da mesma cor ao invés de misturar muitas cores diferentes. Vale também, mesclar com os tons branco e preto e suas variações, o que costuma suavizar as composições.

Antes de decidir as cores, lembre-se de pensar no tamanho e na luminosidade dos espaços que serão pintados.

Não é apenas na sensação de espaço que as cores interferem. No caso das paredes, elas são capazes de mudar a forma como nos sentimos em um ambiente. As cores influenciam no nosso humor, estado de espírito e concentração, além de estimular sensações como o prazer e o sono. Dependendo da cor de tinta utilizada, é possível deixar um ambiente mais alegre, descontraído, aconchegante, mais sério. Mas elas devem ser pensadas de acordo com o ambiente, e sua finalidade. Por isso, nada mais sensato do que definir cores distintas para cada parte da casa.

Mais Espaço – Se o seu problema é espaço, tire proveito do truque das cores claras. Bastam algumas pinceladas para ter a ilusão de que o ambiente é maior. E nada de limitar-se ao branco. Amarelo, palha, e tonalidades claras de todas as cores são válidas. A única regra é que a cor lhe transmita conforto. Além disso, os tons suaves são mais fáceis de combinar e nunca saem de moda. Eles ainda podem ser combinados com cores mais fortes e alegres, trazendo equilíbrio e movimento aos ambientes.

Encurtar o Ambiente – Para um ambiente retangular muito comprido, uma dica é pintar as paredes menores com uma cor mais escura. A sensação é de que o caminho de uma ponta a outra será percorrido em menos tempo.

Alongar o Ambiente – Em um ambiente quadrado, a sensação de espaço aumenta se for aplicada uma cor mais escura em duas paredes, uma de frente para outra

Teto – Para locais em que o teto é muito alto, pintá-lo com uma cor mais escura contribui para criar uma sensação de aconchego e aproximação em relação a quem está em pé no corredor.

Bom é isso, espero ter ajudado vocês, inovar o ambiente pode ser um grande aliado para quem quer inovar o espirito, um ambiente onde você se sinta confortável faz grande diferença no nosso estado de espirito  Então boa sorte nas suas escolhas e aproveitem bem para dar aquele toque especial na sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *