Veludo é um tecido com cara de inverno, toque de inverno, mas com comportamento térmico de meia-estação: seja de algodão ou de seda, não esquenta muito, isso é um fato.

Os lisos pretos, marinhos, verdes escuros e os bordôs são perfeitos para usar à noite, já os canelados são mais apropriados para roupas esportivas. Mas, como é uma trama sofisticada e de impacto, destaca-se em qualquer produção. É preciso prestar atenção à alguns detalhes antes de sair por aí, portanto, veja algumas dicas de como não errar no look:

– Misturar duas peças de veludo é uma possibilidade, mas “só se forem da mesma  textura”, senão, pode esquecer. Liso com liso, cotelê com cotelê. Mas, preste bem atenção para não ficar com look de vovó.

– Para o dia a dia, os cotelês (que parecem riscadinhos) são perfeitos, tanto para a moda masculina como para a feminina. Calças, saias, blazers e jaquetas são as peças que mais se adaptam ao tecido. Cores mais usadas: cáqui, cinza e marinho. Mas, nada impede que você coloque uma cor e invista em um azul royal ou bordô.

– Para a noite: Paletós (curtos ou longos) e boleros fazem ótimo par com vestidos de festa de tecidos leves, como seda, musseline e cetim. Podem até ser uma boa alternativa para um casamento, aliás, as mulheres tiram muito proveito desse tecido em datas assim.

Agora, basta fazer aquela combinação que lhe agrade, sempre levando em conta o bom senso e usar o veludo, é lindo e chique…