Quando a menstruação é irregular,  além de ser muito desconfortável pode indicar algo grave no organismo. E com essa irregularidade fica difícil calcular seu período fértil e tomar as devidas precauções contra a gravidez  indesejada. Há caso de menstruação irregular que apresentam alguns dias de atrasos, mas há também casos em que as mulheres ficam vários meses sem menstruar, assim vários ciclos são pulados.

Ciclos esses que acontecem a cada 28 dias dependendo de cada organismo, e tem uma duração de 3 até 7 dias de menstruação, ele é o resultado da não fecundação do óvulo no útero da mulher, assim sendo acontece a menstruação eliminando endométrio uterino. Então veja o que fazer em caso de menstruação irregular e suas principais causas:

– A irregularidade da menstruação por vezes se dá mais em adolescentes que não estão com seu ciclo definido ainda, isso pode acontecer com normalidade até dois anos e meio após a primeira menstruação, a chamada de menarca. Isso se dá pela imaturidade das glândulas e na produção de hormônio, esses principais fatores para que possa ocorrer a menstruação normalmente. Mas se você já passou deste período de dois anos e meio, e essas anormalidades ainda acontecem com frequência, então será necessário procurar um médico ginecologista para mais informações, pois isso pode ser decorrentes de doenças graves no corpo.

– Quando ocorre a irregularidade do ciclo menstrual, além das causas listas acima como “normais”, você também poderá estar com algum tipo de doença, conheça agora quais essas doenças ligadas a irregularidade menstruação.

– Amenorreia é um das mais comuns doenças apresentadas em casos de irregularidades da menstruação, seu tratamento é a base de hormonoterapia, e ela é causada pelo stress, fármacos e em pessoas que praticam esportes. A insuficiência ovariana também é uma doença que é parecida com a menopausa, mas está ocorre em mulheres com 20 anos de idade.

– Outras doenças são cisto no ovário, miomas, alterações hormonais, e cirurgias realizadas e fazer uso de medicamentos forte também influenciam diretamente para ocorrer a irregularidade da menstruação.

– Para as meninas que decidem iniciar sua vida sexual cedo, e apresentam irregularidade na menstruação é indicado usar anticoncepcionais, com o intuito de evitar uma gravidez indesejada, pois com a falha no ciclo menstrual não é possível saber o período fértil. Mas antes de tomar qualquer decisão, o importante é consultar um médico ginecologista para melhores orientações, e para exames de eventuais suspeitas das doenças listadas acima.

– Mas lembre-se, nunca se automedique, isso pode levar a agravar o problema ou ainda causar outros. Por isso, para maiores esclarecimentos ou mesmo a resolução de algum problema que você possa estar tendo com o seu ciclo menstrual, procure um médico, assim saberá exatamente o que fazer…